Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Dissertações
Up

Avaliação dos Efeitos Antiulcerogênico e Antibacteriano do Extrato Etanólico das Folhas de Duguetia furfuracea (A. St.-Hil.)

File Name:
dissertao cicera norma.pdf
File Size:1.84 MB
Date:26. Setembro 2018

Ano: 2012

Orientando(a): Cicera Norma Fernandes

Orientadora: Profª. Drª. Marta Regina Kerntopf

Co-Orientador: Prof. Dr. Irwin Rose Alencar de Menezes

Resumo: das folhas de Duguetia furfuracea (EEDF) em modelos de lesão gástrica aguda (induzida por etanolabs, indometacina e etanol acidificado) e crônico (induzida por ácido acético 30%), bem como investigar o envolvimento do óxido nítrico (NO), dos canais de K+-ATP-dependentes (K+ATP), das prostaglandinas (PG’s), dos receptores noradrenérgicos α2 e receptores H2 no mecanismo de ação gastroprotetor, seu efeito sobre a motilidade intestinal, e sua atividade antibacteriana e moduladora de antibióticos. A caracterização dos metabólitos secundários foi realizada através de prospecção fitoquímica, sendo verificada a presença de taninos, flavonóides e alcalóides. O EEDF inibiu significativamente as lesões gástricas nos três modelos clássicos de úlcera aguda, sendo que no modelo de úlcera por etanolabs, o extrato apresentou efeito dose-dependente. O estudo do mecanismo antiulcerogênico demonstrou o envolvimento do óxido nítrico e dos receptores noradrenérgicos α2. O EEDF não alterou a motilidade intestinal em camundongos. No modelo de úlcera crônica, o EEDF inibiu de maneira significativa o aparecimento de úlceras gástricas durante os 14 dias de tratamento, não apresentando diferença estatística significante entre os grupos tratados em relação aos parâmetros avaliados de evolução de massa corpórea e consumos de ração e água. A avaliação da atividade antibacteriana foi determinada pelo método de microdiluição, no qual o EEDF e frações apresentaram CIM ≥ 1024 μg/mL. Quando combinados aos aminoglicosídeos demonstraram efeito sinérgico frente às bactérias multirresistentes Escherichia coli (27) e Staphylococus aureus (358). Os resultados obtidos neste estudo fornecem evidências para uma futura utilização terapêutica de Duguetia furfuracea como ferramenta medicamentosa.

Palavras-chave: Duguetia furfuracea (A. St.-Hil.). Efeito antiulcerogênico. Mecanismo de ação. Atividade antibacteriana.

 

Powered by Phoca Download

Calendário

Maio 2022
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4